Buritirana realiza trabalho gratuito de melhoramento genético do rebanho bovino

Ação da Prefeitura visa incentivar à pecuária no Município, para aumento da produção local

A gestão do prefeito Tony Brandão trabalha no incentivo à pecuária no município utilizando técnicas modernas de melhoramento genético do rebanho bovino, como por exemplo, a inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Ação é desenvolvida de forma gratuita para pequenos produtores rurais de Buritirana.

De acordo com o secretário de Agricultura, José Sena Filho, a inseminação artificial oferece inúmeras vantagens como: permite a escolha da data do parto; facilita a organização dos manejos; permite realizar diferentes cruzamentos; melhor controle zootécnico, e possibilita melhor retorno financeiro.

Além disso, o uso da técnica IATF permite, ainda, eliminar a observação de cio, diminuindo riscos com falhas de observação, além de concentrar ainda mais as concepções. É possível fazer uma, duas ou mais inseminações artificiais em tempo fixo.
“Nós agradecemos o trabalho realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e a parceria da Conafer – Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil”, concluiu.

• 18/05/2023
  • Naiza Raquel