Palestra orienta alunos sobre prevenção e combate ao abuso e exploração sexual em Buritirana

Evento aconteceu na escola José Lopes de Aguiar, alusivo à mobilização do “Maio Laranja”

Com objetivo de conscientizar, prevenir e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Buritirana, por meio das secretarias de Educação e de Saúde, promoveram palestra aos alunos da escola José Lopes de Aguiar. Mobilização é alusiva a campanha denominada “Maio Laranja”.

Evento contou com a participação da psicóloga Márcione, e da equipe do Programa Saúde na Escola (PSE), que, abordaram a identificação de sinais de abuso, formas de prevenção e a importância do apoio às vítimas.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a proteção e o bem-estar das crianças e adolescentes, promovendo ações educativas essenciais para a conscientização da comunidade local.

Sabia mais

O “Maio Laranja” começou a partir de um caso brutal ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória, no Espírito Santo. Na época, a pequena Araceli, de apenas 8 anos, foi sequestrada e sofreu violência sexual, além de ser drogada e assassinada. Os três acusados foram absolvidos em 1991.

Mobilizadas e indignadas, entidades de proteção e sociedade civil resolveram criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi o 18 de maio, dia do assassinato de Araceli, tornando-se oficial nos anos 2000, a partir da provação da Lei Federal nº 9.970/2000.

• 28/05/2024